quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sem culpa de sentir culpa

Você já percebeu que sentir culpa é quase proibido atualmente?
Vários são os conselhos que recebemos da mídia e de profissionais de saúde às mães: não se sinta culpada por trabalhar, não tenha culpa se o seu filho ficou doente porque tomou friagem ou então não se culpe por ter um tempinho só para você e deixar as crianças com os avós, afinal precisamos ter os papéis em equilíbrio (is that possible?!)... Isso nunca ajudou a aliviar a minha culpa de mãe...
Recentemente, retomei a leitura de um livro do D. W. Winnicott que eu havia começado há muito e nunca terminava e tudo se fez mais claro. Winnicott é um dos grandes psicanalistas infantis e um dos meus autores preferidos. Em um capítulo sobre sentimento de culpa ele relata que se pudesse escolher entre a mãe que sente culpa e aquela que não sente, ele escolheria aquela que se culpa... Ele diz que essas mães são mais sensíveis às necessidades de seus filhos, atendendo prontamente quando há algo de errado.
Dessa forma, concluo que a culpa da mãe é uma estratégia da natureza para que a cria sobreviva!
A culpa é tão necessária à boa mãe que não se deve negar essa condição. É a culpa que nos faz perder o sono e ficar alertas quando o filho está com febre, é a culpa que nos faz buscar o melhor cuidador possível para o filho nos nossos momentos de ausência. A culpa é um processo mental saudável e é o que diferencia uma pessoa normal de uma psicopata.
Oras, chega então de tanta culpa por sentirmos culpadas! A culpa é inevitável... só não vale se culpar por isso também.

Um comentário:

  1. adorei!

    Passei aqui pelo seu texto do Minha Mãe que Disse, adorei tbm!

    Vou ler mais e mais, pq adooooro psicólogas mães! =)

    Beijos!

    ResponderExcluir