terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Competência de Mãe

Estudos indicam que a mulher depois que se torna mãe, se torna mais inteligente. Isso se deve a necessidade de desenvolver novas habilidades para dar conta das exigências que um bebê impõe.
Tenho uma teoria e espero que um dia possa ser confirmada pela ciência: a maternidade faz das mulheres melhores profissionais. Algumas competências que são valorizadas hoje no mercado de trabalho se aprimoram depois do nascimento dos filhos. Administrar o tempo, por exemplo, é uma competência que aperfeiçoei depois da maternidade. Faço tudo o que fazia antes e ainda cuido de uma bebê que está aprendendo a andar e a abrir todas as gavetas e armários de casa! Às vezes, me surpreendo como consigo dar conta de tanta coisa: trabalho, trânsito, parquinho, supermercado, manicure, redes sociais, etc, etc, etc.
Ninguém pode subestimar a capacidade de quem consegue preparar mamadeira, atender ao telefone e salvar o filho de cair da cadeira tudo ao mesmo tempo e agora!
Uma outra mudança significativa que a maternidade trouxe foi a importância que dou hoje aos problemas que surgem. O que antes parecia extremamente sério ou complicado, atualmente vejo com mais leveza...Depois de se cuidar de um filho, o que mais pode ser tão difícil? Tudo é simples perante a responsabilidade da criação de uma criança.
Sinto também uma sensibilidade mais aflorada e maior empatia às dificuldades das outras pessoas. Isso me fez mais tolerante como pessoa.
Quando penso no mundo corporativo, penso que as empresas só tem a ganhar com as profissionais que também são mães. Ainda encontramos um mundo muito masculino dentro das empresas e pouca compreensão da mãe que trabalha e de suas peculiaridades. Valorizar essas mulheres significa valorizar trabalhadoras exímias e multitarefas.

2 comentários:

  1. Oi Roberta, você está certíssima!

    Concordo que depois que virei mãe me sinto muito mais responsável, capaz, mais forte, mais possível, determinada, antenada, e decidida.
    Não há o que eu não consiga e não há o que seja tão difícil qto criar um filho.

    Conseguimos tudo de uma vez, tudo lindo.

    Adorei!

    Obrigada pela visitinha e o comentário no blog, também adorei, volte sempre!

    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber se há competências especificas para PAI e MÃE no que tange à formação da criança e seus relacionamentos futuros.

      Excluir