terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Difícil Decisão

Há um ano tomei a decisão mais difícil da minha vida: voltar ou não a trabalhar depois da licença-maternidade. De longe,  qualquer angústia vivenciada antes, seja na adolescência ou na época do vestibular, foi fichinha perto de deixar minha pequena com alguém para retomar a carreira. Juro que foi muito mais fácil escolher minha profissão. Foi um sofrimento doido, calado, daqueles difíceis de compartilhar...
A experiência de ser mãe é tão intensa que é impossível sair ilesa dela. Antes da maternidade eu tinha muitas certezas, agora só dúvidas e mais dúvidas. E eu tinha muitas nessa época... Uma coisa não saia da minha cabeça: o que seria melhor para ela? Ir para a escolinha? Deixar com babá? Ou largar o trabalho e cuidar dela? Decidi voltar ao trabalho e matriculei aquela bebezinha mais linda do mundo em um berçário próximo à empresa, afinal estava amamentando e aproveitava os horários de almoço para isso.
Foi a melhor decisão? Não sei, ainda me questiono sobre isso todos os dias pela manhã...Não há um só dia em que eu não me pergunte se fiz a melhor escolha...No entanto, apesar de tantas dúvidas sei de algumas coisas. Sei que não seria feliz se ficasse em casa somente. Parar totalmente a carreira seria para mim um grande martírio. Sempre esperava que a maternidade fosse somar à minha vida e não excluir uma parte de mim como o trabalho, por exemplo. É lógico que a vida muda depois dos filhos, estranho seria se isso não ocorresse. Happy hours de sexta? Never more. Viagens de férias? Apenas para lugares mais próximos, evitando trajetos longos de carro ou avião. E disso nada me queixo. Sempre soube que ter filhos exige algumas mudanças e até mesmo um isolamento social e cultural no início. Faz parte do contrato que assinamos quando resolvemos ter bebês...Mas a carreira para mim é uma parte da minha vida deveras importante para ser abandonada ou suspensa mesmo que por algum tempo. E daí o sofrimento. Amo minha filha e amo minha carreira...Isso é possível? Acredito que sim, mas para isso é preciso criar um novo modelo de maternidade, diferente desse existente hoje. Talvez esse modelo de mãe onipresente, não faça mais sentido para muitas. Para mim, sei que esse modelito não passa no pescoço, a gola me sufoca, as mangas são curtas demais...preciso encontrar com urgência o meu tamanho! É preciso repensar a maternidade! E rápido!

2 comentários:

  1. Olá Roberta. Estou agora entrando nesse mundo da maternidade (na verdade, espetando ansiosamente o resultado do exame, que vai ficar pronto só dia 16). Mas desde quando decidimos ter nosso bebê me preocupo com a qualidade da maternidade que vou oferecer ao meu filho.
    Delegar os cuidados a uma babá ou uma escola é uma possibilidade, apesar de que o bebê passará boa parte do seu dia acordado sob a tutela de outrem.
    Por outro lado, deixar o mercado de trabalho por um tempo requer muita coragem e é um risco em determinados locais e profissões.
    Também vivo esse dilema, e quero encontrar o que for melhor funcionar para minha família.
    Afinal tenho ~prováveis~ 9 meses pra pensar nisso!

    ResponderExcluir
  2. É sim uma decisão muito dificil, tendo em vista que queremos sempre o melhor para os nossos filhos e nem sempre temos certeza se estamos de fato fazendo o melhor... Acho que só o tempo dirá, né?
    Desejo boa sorte a você e espero que em breve você tenha o seu exame positivo!

    ResponderExcluir